Nos dias 21 e 22 de Agosto a Estação Ciências de João Pessoa será palco do Seminário "Aids e deficiência: aprofundando a relação"; um grande evento que visa criar um espaço para compartilhar vivências e experiências através de falas, rodas de conversa, apresentações de projetos sociais e políticas públicas, apresentações de teatro, música, dança, grafite explorando a relação entre vulnerabilidades, direitos e deveres.


Descrição do desenho

O desenho, feito pelo Paulo, artista de Lucena, uma cidade no litoral da Paraíba, passa um clima de descontração e alegria, próprio de praia e verão. Há 3 pessoas: à esquerda, um rapaz cego com o cão guia; ele é negro, está vestido com bermuda e camiseta, cabelo afro e óculos escuros. Na camiseta, a palavra “alegria” traduz o que ele sente.

Ao centro, uma garota loira, de vestido estampado, faz o sinal de “positivo”, que combina com o seu sorriso. Ela e o rapaz cego estão de pé.

À direita, o rapaz cadeirante, também vestindo bermuda e camiseta, está de bem com a vida.

O sol, à direita, no alto, brilha, iluminando a cena. Ao fundo, o farol do Cabo Branco.

No alto, o nome do seminário “AIDS e Deficiências: aprofundando a relação”. A letra “e” foi substituída pelo laço vermelho, símbolo internacional da AIDS.

segunda-feira, 20 de julho de 2009


22/08/2009 14h00 Atividade paralela


Roda de Conversa: Irmãos de PcD e de PVHA



Esta roda de conversa visa colocar lado a lado irmãos (ãs) de pessoas com deficiência e irmãos(ãs) de pessoas vivendo com HIV/aids para que possam compartilhar vivências, preconceitos, sentimentos, como lidam quando o assunto é comentado em outros ambientes e com quem costumam conversar ou solicitar apoio quando necessitam. Trata-se de um espaço de escuta desses irmãos (ãs) que, na maioria dos casos, não possuem condições de falar sobre o assunto em família.

Mina Regen trabalha há anos na área da Deficiência, principalmente deficiência intelectual e, juntamente com outras profissionais, identificou a necessidade de abordar o tema da deficiência do "irmão diferente" com os outros irmãos e até mesmo com os pais, que muitas vezes não sabiam lidar com essa situação.

Assim, escreveram um livro, fruto de vivências, leituras e discussões:

Tenho um irmão diferente...vamos conversar sobre isso? De Marilena Ardore, Mina Regen e Vera Maria B. Hoffmann, APAE/SP, 2008

Informações sobre o livro: www.apaesp.org.br ou (11) 5080-7148

Nenhum comentário:

Postar um comentário